10 Razões para sua empresa adotar o Inbound Marketing

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Muito se debate a mudança do comportamento do consumidor, devido a evolução da tecnologia e massiva popularização da internet, isso não é novidade, porém como sua empresa irá se adaptar à essa realidade e conseguir se sobressair perante a concorrência? A resposta é: fazer um marketing diferente do convencional, investir em novidades e estar sempre antenado ao que está surgindo. Uma das estratégias mais faladas, quando surge o assunto do “novo marketing” é o Inbound Marketing. Caso você ainda não tenha ouvido falar nele ou não sabe muito bem do que se trata, vamos explicar rapidamente: é uma estratégia que se baseia em atrair o interesse do consumidor, para seu produto/serviço, ao invés de oferecê-los às pessoas. O Inbound também é conhecido como marketing de permissão.

As estratégias do Inbound são várias, mas em suma, sua metodologia é pautada na criação e compartilhamento de conteúdo de qualidade e relevante para o público que pretende impactar, atraindo tráfego de entrada que posteriormente se transformam em leads, que numa etapa posterior se convertem em vendas, para a partir daí continuar com um trabalho de fidelização.

Nesse post, iremos listar 10 razões para a sua empresa investir no Inbound Marketing e começar a se destacar frente a um mercado cada vez mais competitivo.

1) Inbound te possibilita construir um momentum

O Inbound é uma estratégia que possibilita a sua empresa ganhar momentum, isto é, construir ações em tempo real, se aproveitando de situações imediatas, que podem ser utilizadas de forma criativa, para promover sua marca e produto, gerando engajamento nas redes sociais, o chamado “real time marketing”.

2) Estratégias de Outbound estão cada vez menos efetivas

A cada dia que passa, as estratégias de Outbound (marketing convencional) tem se mostrado menos efetivas pois nem sempre a mensagem é relevante para quem está sendo impactado. Antigamente, tanto as empresas, como os consumidores, estavam acostumados a impactar e serem impactados por mensagens nem sempre relevantes, mas que muitas vezes geravam interesse e vendas. Hoje isso mudou, como dito acima, o comportamento do consumidor já não é mais como era antes e hoje, ele busca pelo o que tem interesse, ao invés de esperar que algo venha até ele, por isso, o Outbound já não se mostra tão eficiente como em décadas atrás. Aí entra o Inbound, que oferece a solução de uma dor, para quem a busca.

3) Inbound promove conteúdo cumulativo e duradouro.

A criação de conteúdo é algo que, diferentemente da maioria das estratégias de Outbound, não é imediato e passageiro. Um conteúdo criado, fica disponível para quem o busca pelo tempo determinado por quem o cria. Outra grande vantagem é de que o conteúdo passa a ser cumulativo, fazendo com que todo esse conteúdo gerado, cresça progressivamente, aumentando a sua efetividade com o passar do tempo, uma vez que quanto mais conteúdo sua empresa fornecer, mais reconhecida ela será e terá maior probabilidade de ser encontrada por quem a busca.

4) Um lead quente, vale muito mais do que um frio

Um consumidor que vai até você, é muito mais valioso do que um potencial cliente, que você vai atrás dele. Quem chega até a sua empresa, está buscando por algo que você provavelmente está oferecendo, por esse motivo, o Inbound é mais eficiente que o Outbound, afinal gera leads quentes para sua empresa (pessoas que chegam até você buscando por algo relacionado ao que você oferece e que é relevante à ela) ao invés de tentar gerar necessidade para alguém que não necessariamente está inclinado a consumir algo que sua empresa disponibiliza no mercado.

5) Os consumidores hoje tem acesso à muita informação

Na atualidade você pode, literalmente, encontrar informação sobre virtualmente qualquer assunto, com alguns cliques. No passado isso não era possível e era necessário confiar nas informações fornecidas pelas empresas e seus representantes de vendas. Hoje em dia, a maioria das pessoas, quando chega até você, já sabe muito sobre o que sua empresa está oferecendo e sua reputação no mercado, por esse motivo, o Inbound se faz necessário na construção e manutenção da autoridade de sua empresa, sendo uma excelente forma de demonstrar que você entende sobre o que está vendendo e se preocupa com quem adquire seu produto/serviço.

6) Inbound constrói uma relação de confiança

Como citado no item anterior, o Inbound é uma excelente forma de gerar autoridade e consequentemente, uma relação de confiança com seu público-alvo e consumidores. Hoje em dia, quem demonstra que tem conhecimento sobre o que oferece no mercado e se relaciona com proximidade com seus consumidores, está à frente de quem resiste em adotar essa postura.

7) Inbound é mais efetivo

Antigamente, as equipes de vendas passavam horas fazendo telemarketing ativo, buscando quem se interessasse no que estavam oferecendo, hoje em dia essa atividade tem sido cada vez mais rara e muito menos efetiva. O Inbound possibilita que o marketing de conteúdo seja o seu vendedor ativo, facilitando e muito, a vida de sua equipe de vendas, que na maioria das vezes, passa a ser procurada pelo consumidor, e não vice-versa.

8) Ganhe tempo

O Inbound possibilita que sua empresa economize tempo, ao invés de ficar horas quebrando a cabeça em estratégias para atrair pessoas interessadas no seu negócio ou, pior ainda, em gerar demanda, o Inbound, através do marketing de conteúdo, otimiza seu tempo, afinal você cria e acumula conteúdo, que acaba por atrair pessoas inteiradas no que você está vendendo.

9) Conquiste mais clientes

É fato que estratégias bem pensadas de Inbound são muito mais eficientes em trazer leads para sua empresa, do que qualquer outra ação de Outbound. Hoje os consumidores buscam por empresas em que eles podem confiar e acreditar, por esse motivo, a construção de autoridade, feita através do Inbound, a cada dia que passa se faz mais necessárias às empresas.

10) Economize

As estratégias de Outbound tem um custo mais elevado do que as de Inbound e também uma efetividade menor, o que torna o seu custo por aquisição, mais alto do que o Inbound, por isso, se sua empresa investir da forma correta no Inbound, terá resultado com um custo menor, economizando tanto em mídia como em pessoal, uma vez que aquela equipe de vendas, formada por um número grande de pessoas, é cada vez menos necessária.

No próximo post, estaremos listando fatores que podem ser a razão de uma estratégia de Inbound não alavancar as vendas, dessa forma, acreditamos que sua empresa estará preparada para investir no Inbound, driblar os obstáculos e conseguir sair a frente da concorrência.

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