5 dicas eficientes para seus anúncios em vídeo no Facebook

0

Os videos no Facebook, hoje são a principal maneira da sua empresa engajar seus seguidores e também de divulgar seu produto e/ou serviço nas redes sociais. O melhor investimento de verba no Facebook, na atualidade, é anunciar em vídeo. Se a sua empresa ainda não investe em videos no Facebook, não perca mais tempo! Vamos listar cinco dicas para que o seu investimento gere mais resultado, quando sua empresa investir em Facebook ads com video.

OS PRIMEIROS SEGUNDOS DO SEU VÍDEO SÃO OS MAIS IMPORTANTES, PORTANTO IMPACTE!

A linha do tempo da grande maioria das pessoas é um bombardeio de informações, vindas das mais diversas pessoas e empresas, o que torna humanamente impossível, interagir com todas elas.

Nesse bombardeio de informações, inclua os anúncios em video. O grande truque para engajar o maior número de pessoas é, impactá-las  nos primeiros segundos. Se logo nos 2-3 primeiros segundos do vídeo, a pessoa ver algo que desperte seu interesse, a probabilidade dela continuar assistindo é muito maior. Outra dica é de que seus videos sejam curtos, não ultrapassando os 25 segundos, pois a tendência da maioria das audiências é a de consumir videos cada vez menores, que transmitam a mensagem rapidamente.

Quando analisamos a curva de retenção da maioria dos vídeos postados no facebook, notamos que há um pico nos dois primeiros segundos, seguido de uma curva descendente nos segundos seguintes, finalizando com uma reta, que segue até o fim do anúncio em vídeo. Isso é um comportamento padrão dos usuários do Facebook, onde a média de pessoas que assistem o vídeo todo, dificilmente passa de 30%.

Algumas das razões da baixa retenção da audiência podem ser:

– Vídeo com introdução

– Logotipo logo no início do vídeo

– Demora para entregar a mensagem

Para que um anúncio em vídeo seja eficiente no Facebook, ele deve chamar a atenção logo no começo, porém despertar curiosidade ao mesmo tempo, para que a pessoa siga assistindo para saber o que acontece na sequência. Como já afirmamos em outro post, as pessoas são curiosas, use isso ao seu favor! Desperte a curiosidade, mas logo em seguida, entregue a mensagem, não se esqueça disso, pois se o seu vídeo se prolongar, demorando muito para dizer a que veio, vai perder audiência. Caso a sua mensagem seja muito complexa e não possa ser entregue em alguns segundos, a solução é linkar com seu site, mandando sua audiência buscar mais informações em sua página externa.

DESPERTE ATENÇÃO COM A IMAGEM EM MINIATURA DO SEU VÍDEO (THUMBNAIL)

Saiba que muito usuários desativam a opção de autoplay em suas contas de Facebook, para economizar banda em suas contas de celular. Em casos como esse, o usuário vê uma imagem estática em seu mural e precisar clicar nela para que o vídeo seja executado. Acredito que se autoexplicativo o porquê dessa imagem ter de despertar a atenção, certo?

Faça o usuário clicar em seu vídeo escolhendo uma imagem interessante, que chame a atenção e desperte a curiosidade. O próprio Facebook disponibiliza uma série de imagens, pré-determinadas, para que você escolha, com base no seu vídeo. Caso você não encontre nenhuma que julgue ideal para despertar a curiosidade das pessoas, você pode criar uma e selecioná-la, fazendo o seu upload. Se esse for o seu caso, procure criar uma com as mesmas dimensões do seu vídeo (1:1 ou 16:9) e seguindo a regra de menos de 20% de texto, para que o Facebook a aprove.

OTIMIZE SEUS OBJETIVOS

Quando você cria uma campanha no Facebook, existe a possibilidade de que seja escolhido o objetivo da campanha, através de “Reconhecimento”, ”Considerações” e “Conversão”.  Dentre as opções em “Considerações”, existe: “obter visualizações do vídeo”, essa deve ser a escolhida.

item3

 
É importante selecionar essa opção pois o algoritmo do Facebook irá eliminar automaticamente o volume de tráfego já associado a links e anúncios de imagens em formato carrossel, fatores que o dificultam na busca por usuários que clicam em vídeos, fazendo que a resposta da audiência, à sua campanha, seja mais rápida.

Outra vantagem de selecionar essa opção ao criar o seu anúncio, é que se o seu objetivo principal for o de gerar cliques e conversões para o seu website, o Facebook irá mostrar seu anúncio, prioritariamente, para pessoas que costumam clicar em vídeos que direcionam a websites, ao invés de usuários que apenas assistem aos vídeos.
Otimize a campanha para que o Facebook encontre a melhor audiência para sua campanha, gerando mais engajamentos e retorno para sua empresa.

USE VÍDEOS NOS SEUS ANÚNCIOS  NO FORMATO CARROSSEL

As pessoas estão acostumadas a ver no formato carrossel, imagens estáticas, que tal impactá-las mostrando videos? Sim, isso é possível e poucas empresas usam esse recurso. Essa pode ser uma alternativa com retorno muito bom, especialmente se o seu objetivo é o de direcionar tráfego para um website externo.

Lembre-se que os vídeos precisam ser curtos, com pouco segundos (menos de 10s, nesse caso), pois a sua principal função é de chamar a atenção, ao invés de informar ou fornecer conteúdo à sua audiência .

SELECIONE A OPÇÃO WiFi PARA A SUA AUDIÊNCIA DE MOBILE

Já dissemos que muitos usuários desligam a opção autoplay de suas contas de Facebook quando não estão conectados à uma rede WiFi, porém há um ponto a ser levado em consideração em relação ao público que não desabilita a função de autoplay: seu vídeo pode travar caso a conexão não seja boa. Isso traz uma má experiência ao usuário e pode prejudicar o engajamento em seu anúncio de vídeo, ou seja, você pagará por todas as impressões e cliques desse público que tenta, mas não necessariamente assiste ao seu vídeo.

A melhor forma de evitar esse contratempo é a de habilitar a opção “somente quando conectado à WifI”, na aba “Posicionamento”.

item_5

Muitas pessoas acreditam que isso irá limitar sua audiência e consequentemente o potencial alcance de sua campanha, mas não é necessariamente uma verdade. Consultando a ferramenta do Facebook que calcula o alcance diário estimado, você pode verificar que a variação de número de pessoas alcançadas, numa comparação entre desligar ou não a conexão WiFi, não chega a ser relevante. Selecione a opção “somente quando conectado à WiFi” e sua campanha será mais efetiva.

COMPARTILHE