5 Mitos do Facebook Ads

0

Derrubamos 5 mitos do Facebook Ads para que você possa ter resultados na rede social.

Atualmente, sempre que postamos algo em uma Fan Page no Facebook, vemos uma mensagem nos induzindo a impulsionar a publicação e aumentar o seu alcance. A promessa é de propagar nossa mensagem para um número maior de pessoas, em troca de alguns Reais.  Pode soar um pouco estranho para a maioria das pessoas, que acredita que postando algo em suas Fan Pages, todos que a curtiram irão ter acesso ao conteúdo e que os anúncios pagos são um gasto desnecessário. Ledo engano.

Nós, que fizemos do marketing a nossa profissão e acompanhamos as redes sociais e as mudanças do comportamento dos consumidores na era digital, presenciamos pessoas pensando como descrito acima, com mais frequência do que você possa imaginar e por esse motivo, resolvemos desmistificar alguns dos mitos que existem sobre os Facebook Ads.

O Facebook Ad é uma poderosa plataforma, com um incrível potencial e muito complexa, o que gera uma série de desconfianças de quem não a conhece com mais propriedade. Acredite, o potencial dessa ferramenta é extremamente subestimado devido à falta de informação e ao mito de que “qualquer um sabe usar as redes sociais”.

Todos sabem que para usar o Facebook, não se paga nada, isso é verdade, mas a plataforma está longe de ser gratuita. Achou estranho? Vou explicar melhor: A cada vez que você entra na rede social, o Facebook está coletando seus dados, assim como os de seus amigos, armazenando toda a sua atividade e traçando seu perfil, de maneira muito precisa e profunda. Todos esses dados, são usados para que as pessoas que anunciam na rede social, consigam direcionar suas mensagens para o público certo.

Agora que você já tem uma ideia mais ampla sobre como a plataforma funciona, vamos começar a derrubar os mitos dos Facebook Ads, para que você entenda um pouco sobre como isso funciona e como será extremamente útil para a divulgação de sua marca/produto, em um ambiente virtual onde milhões e milhões de pessoas no mundo todo, passam grande parte do tempo.

Mito #1: OS ANÚNCIOS DO FACEBOOK SÃO MUITO CAROS

Muitas pessoas não conseguem enxergar que o dinheiro colocado nos anúncios é um investimento, não um gasto e preferem buscar a chamada propaganda grátis, para promover seus produtos.

Vamos fazer uma reflexão juntos: O tempo que você busca encontrar a fórmula mágica da propaganda grátis online, consome o seu tempo, e tempo, como todos sabemos, é dinheiro. Mesmo que você seja um especialista em marketing, pode ser que todo o tempo que você investiu numa estraégia de promoção, livre de custos, pode dar em nada e você não ter retorno algum, certo? Os anúncios no Facebook, desde que você entenda como eles funcionam, tem um custo extremamente baixo e um ROI, altíssimo. Por exemplo, dependendo de sua estratégia, com míseros R$10,00, uma postagem sua pode alcançar dezenas de milhares de pessoas. Obviamente que quanto mais for investido, maior será a propagação da mensagem e consequentemente o número de pessoas impactadas, porém o ponto é: R$10,00 para fazer propaganda (efetiva) de seu produto é um investimento muito baixo, para um retorno grande, acabando com a ideia de que para se investir em propaganda, é necessário dispor de uma verba alta.

Certamente, cada campanha tem um objetivo e muitas vezes demanda de um investimento maior para que se tenha o resultado esperado, assim como alguns produtos tem um custo elevado e são mais difíceis de serem vendidos, mas em diversos casos, com muito pouco dinheiro, o Facebook Ads te auxilia, talvez como nenhuma outra plataforma na atualidade, a atingir um número alto de pessoas, que são seus seus potenciais clientes.

Mito #2: O FACEBOOK ADS NÃO FUNCIONA PARA O MEU NEGÓCIO

Muitos empresários acreditam que o Facebook não serve para promover seus produtos, especificamente. Inúmeras são as justificativas, como: “meu produto não é digital”, “apenas empresas B2C anunciam na rede social” e por aí vai, porém, esse mito é muito fácil de ser derrubado.

Exceção feita a uma pequena fração de perfis chamados “fakes”, a rede social é composta de pessoas REAIS, interessadas em uma grande variedade de coisas e que CONSOMEM, assim como você.

Hoje, o Facebook possui no mundo todo, perto de 2 bilhões de pessoas cadastradas, isso significa que o potencial de alcance dos seus anúncios, é algo surpreendente. Em suma, se o seu produto, negócio ou serviço é direcionado às pessoas, e obviamente é, o Facebook Ads pode lhe auxiliar a as atingir, seja para gerar vendas, leads ou assinantes.

MITO #3 É NECESSÁRIA UMA GRANDE AUDIÊNCIA PARA COMEÇAR A ANUNCIAR E TER RESULTADOS

Você certamente já deve ter ouvido que é necessário ter uma grande audiência já conectada com sua empresa no Facebook, para começar a investir na plataforma e ter resultados. Quem afirma isso, certamente não conhece profundamente o potencial de uma rede social que tem mais de 1.6 bilhões de usuários (a maioria, ativos).

O Facebook Ads é excelente para que você crie a audiência que precisa para seu negócio, começando do zero! Na plataforma é possível que você selecione grupos de pessoas que pretende impactar com seus anúncios, com base nos interesses, região demográfica, idade e páginas semelhantes ao seu negócio, dentre outros.

Além desse filtros, você ainda pode importar uma lista de contatos sua (caso já a tenha), instalar um “facebook tracking pixel” na sua página de web e várias outras opções mais avançadas, a fim de começar a gerar uma audiência a partir do nada. Portanto, você pode iniciar a promoção de seu negócio, sem ter nenhum seguidor em sua Fan Page. Lembre-se, muito dos que curtem suas postagens, acabam acompanhando sua Fan Page, ou ainda, facilitam a propagação de seu conteúdo para os amigos dela, que podem também ser sua futura audiência. O importante é saber filtrar e dar o pontapé inicial.

MITO #4 PRECISO DE IMAGENS PROFISSIONAIS

Obviamente que seu anúncio precisa de imagens para gerar resultados, porém, outro mito que ronda os anúncios na rede social, é a de que elas precisam ser fotos profissionais. As fotos precisam ter apelo visual e atrair a atenção das pessoas, é fato, mas a partir daí afirmar que precisam ser fotos extremamente produzidas, é mito.

Você pode usar fotos de bancos de imagens, que tenham relação com seu produto ou até mesmo que não tenham. Basta usar sua criatividade para atrair a atenção das pessoas. Uma foto de seu estabelecimento em um horário de movimento, tirada por você mesmo, ou de seus produtos, também pode funcionar. Não fique extremamente preocupado em buscar a imagem perfeita, teste, uma hora você irá encontrar aquela que te proporcionará o maior ROI.

MITO #5 NINGUÉM LIGA PARA OS ANÚNCIOS NO FACEBOOK, POIS ELES SÃO IRRITANTES

Pensar que as pessoas usam as redes sociais apenas como um passatempo e que se irritam com as propagandas que ali aparecem, é outro mito que iremos derrubar. Quando um anúncio, ou qualquer mensagem, não é relevante para alguém, realmente incomoda, mas não é o caso, quando se segmenta uma audiência de forma correta. O consumidor hoje em dia raramente se irrita em ser impactado por um conteúdo que lhe é relevante, e na maioria dos casos, até gosta que isso aconteça, pois tem o sentimento de que é importante para algo ou alguém.

Outro ponto interessante é de que o próprio Facebook tem grande interesse de que sua plataforma de anúncios seja eficiente e que a rede social não seja um amontoado de SPAMS, pois dessa forma perderá usuários e anunciantes, ou seja, perderá dinheiro.

CONCLUSÃO

Essa importante ferramenta para criar, segmentar e se comunicar com uma audiência, não pode ser deixada de lado hoje em dia. Pensar que qualquer um sabe e consegue usar o Facebook Ads é errôneo. Imaginar que não é necessário investir verba na plataforma para ter resultados, também é outro grande erro.  Invista corretamente e colha os resultados, essa é a nossa dica.

Esperamos que esse post tenha sido esclarecedor e que os anúncios no Facebook possam fazer parte da sua estratégia de marketing digital futuramente ou se já são, que se tornem ainda mais eficientes.

COMPARTILHE