Email Marketing: Criando campanhas mais eficientes

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Como afirmamos em nosso post anterior, o email marketing não morreu, pelo contrário, ele está mais vivo do que nunca. Para comprovar isso, os convido a fazer um breve exercício: Dê uma olhada em sua caixa de email e note quantas mensagens você já recebeu hoje. Aposto que várias delas são de empresas, não é? Pois isso é o sinal de que o email marketing é muito importante na estratégia de marketing da maioria das companhias.

O desafio, para que qualquer campanha de email marketing seja é eficiente, é que o cliente leia sua mensagem, para isso ela precisa ser relevante para ele e ao mesmo tempo, se diferencie do restante dos emails que não despertam sua atenção. Os benefícios do email marketing para sua empresa, não podem ser subestimados, além de ser um canal direto com seu cliente, o email marketing é incrivelmente rentável, pois além de ser de fácil implementação, ele chega a ter um ROI (Return Over Investment ou Retorno sobre o investimento) de até 4000%, portanto, nada mais inteligente do que usar o email marketing como uma das ferramentas da estratégia de marketing digital de sua empresa. Nesse post iremos focar em algumas técnicas que tornarão sua campanha de email marketing mais eficiente:

QUANTO MAIS VAGO E CURTO O ASSUNTO DO EMAIL MARKETING, MAIOR É O ÍNDICE DE ABERTURA.

Um dos segredos do email marketing é não dizer tudo o que você está querendo comunicar, logo no campo de assunto. As pessoas são extremamente curiosas e atiçar essa curiosidade, é uma das formas de interagir positivamente com elas. Quanto mais vago você for no assunto, maior o índice de abertura dos emails. Lembre-se, o campo assunto do email marketing tem uma só finalidade, a de fazer com que a pessoa que o receba, sinta-se atraído e o abra! Hoje em dia, a média de aberturas é de 18% a 28% (fonte: MailChimp), o que significa que a cada quatro emails enviados, apenas um é aberto. Geralmente os que são abertos possuem o texto do campo assunto, curtos e vagos.

O convidamos a testar em sua próxima campanha de email marketing, um título curto e que não diga explicitamente o que você está oferecendo e/ou tentando comunicar com seu público, algo como “Olá, sabemos que você está esperando por isso” ou até mesmo “Como vai? Temos o que você procura”. Enfim, cada público tem um perfil, mas se você for amígavel, vago e ser breve no assunto do seu email marketing, é muitíssimo provável que suas taxas de abertura subam consideravelmente com essa dica.

OFEREÇA CONTEÚDO, NÃO APENAS TENTE VENDER

Como temos dito, o email marketing não morreu, mas precisa ser relevante e ir de encontro com os interesses de seu público, para ser eficiente. A maioria das pessoas, ao pensarem em email marketing, automaticamente associam com ofertas, onde a empresa sempre está querendo vender algo para quem o recebe. Se as suas campanhas de email marketing se caracterizam por sempre estar exclusivamente tentando vender algo, o número de descadastrados em sua base de dados, inveitavelmente crescerá, isso é um fato, simplesmente porque as pessoas não tem mais interesse em receber ofertas sem estarem inclinadas a efetuar a compra.

Um dia, elas se interessaram pelo seu produto / serviço, e por isso se cadastraram para receber seus emails, mas não necessariamente irão ou estão interessadas em comprar o que você oferece, toda vez que sua empresa se comunica através do email marketing, com ela. O que as companhias precisam fazer é: estar presentes no cotidiano da sua audiência (para que eles não se esqueçam de sua marca), mas oferecendo algo a mais. Como fazer isso? Oferecendo conteúdo relevante para elas! Essa é a melhor forma de manter uma continuidade na comunicação com sua audiência.

Existem alguns casos onde o apelo para o conteúdo educacional pode ser até maior do que propriamente o de vendas. Entende-se por conteúdo educacional, aquele que instrui uma determinada audiência, prioritariamente, como por exemplo, o que a Friboi tem feito atualmente. O material da emrpesa é voltado para ensinar ao público como são os cortes de carne, a melhor forma de prepará-la e receitas, sem em nenhum momento vender seu produto, de forma explícita.

TESTE

Quando se trata do email marketing, temos a oportunidade de testar diversas estratégia, com um custo muito baixo e com feedback quase que instantâneo. Os resultados de suas campanhas de email marketing devem ser usados como base de aprendizado para futuras ações. Faça testes com o texto do campo assunto. Como dito acima, na maioria das vezes, emails com textos curtos costumam ter uma taxa de abertura maior, porém isso não quer dizer que funcione com a sua empresa/produto, há casos em que determinadas audiências respondem melhor justamente ao contrário. Teste textos curtos, mais longos, palavras em caixa alta, emojis…enfim, há diversas possibilidades de analisar como é a resposta de sua base de dados.

Outro fator a ser testado em sua estratégia de email marketing é o design. Teste cores, tipografia, varie nos botões (CTA), fotos, gráficos e etc. Lembre-se que não é porque você acredita que o layout da sua comunicação está bom, que necessariamente seu público pensará o mesmo.

Outro elemento a ser testado, é o envio de um email marketing somente com texto. Muitas vezes, esse tipo de comunicação tem mais êxito do que um email repleto de imagens, gráficos e botões.

Por fim, teste diferentes dias e horários de envio. Geralmente os emails enviados nas terças e quartas-feira, tem uma taxa de abertura maior, porém, mais uma vez, isso não é uma regra. Há relatos de melhor resposta de emails enviados nos fins de semana, o que faz sentido, afinal o volume de mensagem enviadas e recebidas pelas pessoas é muito maior nos dias de semana, aumentando a probabilidade de a sua comunicação passar desapercebida por uma parcela dos seus destinatários.

 

O grande segredo da estratégia de email marketing na atualidade é tratar sua base de dados como pessoas reais. Comunique-se de forma amigável, como seus próprios amigos o tratam, compartilhe conteúdo relevante com eles, dessa forma, sua campanha de email marketing terá sucesso com um baixo custo.

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