Marketing de Conteúdo: 10 lições para aprender com os reis

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A chamada web social, tem ditado regras atualmente. O marketing de conteúdo está diretamente ligado aos chamados reis do conteúdo, blogs e sites que atraem a atenção de centenas de milhares (algumas vezes, milhões) de pessoas e que hoje em dia, possuem mais leitores e seguidores do que diversos meios de comunicação consagrados e com décadas de existência.

Um desses fenômenos, geradores de conteúdo, é o Buzzfeed (que também possui uma versão em português), que na atualidade recebe mensalmente por volta de 159 milhões de visitantes únicos mundialmente, sendo apenas nos EUA, 101 milhões.

O que gera essa explosão do marketing de conteúdo? Hoje em dia somos todos editores e produtores de conteúdo e o mais interessante, todos queremos fazer a diferença e aparecer para o maior número de pessoas, através do conteúdo criado. As pessoas se empolgam com o número de curtidas de suas postagens, sendo esse um termômetro do que nós mesmos julgamos ser conteúdo relevante ou não.

A busca pelo conteúdo que viralize, é cada vez mais árdua e constante, portanto quem está buscando dominar a arte de fazer marketing de conteúdo que seja relevante ou simplesmente escrever algo que desperte a atenção do maior número de pessoas, precisa encarar a tarefa da maneira mais profissional possível.

Analisando o cenário do marketing de conteúdo nos dias de hoje, levantamos dez lições que devem ser levadas em consideração para triunfar nesse terreno tão competitivo, são elas:

1) Não espere o sucesso em todas as tentativas

É extremamente compreensível que o sucesso não seja atingido em 100% das vezes, na verdade, o UpWorthy (outro gerador de conteúdo que cresce a cada dia, mas que ainda não chegou no Brasil), revelou que apenas 44% de seus posts, quebram a barreira das 10.000 visualizações (o UpWorthy, é a empresa de mídia, que cresce mais rapidamente no mundo, com mais de 40 milhões de visitantes únicos globalmente, no último mês de julho). O mesmo UpWorthy divulgou que meros 0,3% de seus artigos, atingem a marca de 1 Milhão de visualizações, portanto podemos aprender com eles, que devemos ser persistentes e que o sucesso nas postagens, pode vir a qualquer momento.

2) Escreva vários títulos para seus textos

O processo de criação do título de um post é extremamente importante no triunfo do seu marketing de conteúdo. Escreva vários títulos, tanto curtos, como mais longos, eles muitas vezes são a chave do seu sucesso.

3) Longos títulos também funcionam

Buzfeed é conhecido por abusar (e dominar) a arte de criar títulos longos. Não é difícil, em uma breve visita ao website, se deparar com título como “As pessoas estão comparando as reações dessa menininha ao conhecer Obama e Trump”, “Esta senhora de 92 anos carrega há 30 anos a mesma placa na Parada Gay de Nova York” e por aí vai, mostrando que título longos, também atraem a atenção e podem gerar tráfego para seu site / blog e fazer com que você se sobressaia no marketing de conteúdo.

4) Teste os melhores títulos

Muitas vezes achamos que temos mais do que um excelente título, para uma postagem. O UpWorthy, recentemente testou dois títulos diferentes para um mesmo artigo e constatou que um deles, recebeu 30 vezes mais visitas do que o outro, portanto, não custa testar e ver se um título pode ser mais atrativo para seu público, do que outro.

5) Coloque diversas imagens em suas postagens

Você sabia que uma das postagens mais populares do Buzzfeed, com mais de 8 Milhões de visualizações, contém 21 imagens? Parece um exagero, mas é uma tática efetiva para que busca atingir uma determinada audiência, com certa rapidez. O grande número de imagens contribui para que essa postagem se torne viral, uma vez que é muito provável que as pessoas se identifiquem ou achem uma das imagens extremamente relevante para elas e acabam por compartilhar a mesma, viralizando o conteúdo.

6) Facilite o compartilhamento

Os botões de compartilhamento devem estar bem visíveis em suas postagens, o motivo é óbvio. O compartilhamento em redes sociais, é um dos elementos que definem o sucesso ou não, no marketing de conteúdo.

7) Escolha sempre o melhor conteúdo

O marketing de conteúdo bem feito, é relevante para a audiência que ele é destinado. Quando falamos para testar, não quer dizer que devemos despejar conteúdo, sem qualquer seleção. Devemos fazer uma minuciosa curadoria do conteúdo que pretendemos distribuir e produzir, para que ele seja sempre interessante para o público que lhe é dirigido.

8) Facilite que as pessoas curtam sua página no Facebook

Em seu site / blog, deixe visível o botão para que curtam sua Fan Page. Um hover banner também é uma alternativa (UpWorthy aumentou em mais de 400% as curtidas em sua página, depois que adotou essa tática).

9) Mire uma audiência específica

Quando se fala de marketing de conteúdo de sucesso, na grande maioria das vezes, se fala de conteúdo específico para um nicho de mercado. Quando mais você segmentar a sua audiência, maior será a probabilidade de se obter sucesso em sua empreitada.

10) Não desista de encontrar o conteúdo chave

Aquele conteúdo épico, único e que arrasta multidões é o objeto de desejo de qualquer profissional de marketing de conteúdo, porém ele nem sempre é fácil de ser encontrado. Não desista e teste diversos assuntos, leia muito e vasculhe o conteúdo disponível em sites / blogs de concorrentes.
A dica é: as pessoas gostam de heróis, vilões, histórias com alta carga emocional e mensagens inspiradoras, o resto, está em suas mãos.

Como você pode notar nesse post que lista dez lições que podemos tirar dos reis do marketing de conteúdo, que nada mais são do que os sites que mais crescem no mundo, gerar awareness não é tarefa fácil, requer trabalho duro e muita pesquisa.
Não desista se o seu marketing de conteúdo inicialmente não está gerando o resultado esperado, a persistência, aliada a estratégia, pode trazer o sucesso, quando você menos espera.

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