5 motivos para adotar o marketing de conteúdo

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Muito se fala sobre o marketing de conteúdo e como ele vai passar a ser em breve, uma das principais estratégias de marketing das empresas, como forma de se comunicar efetivamente com seus clientes, porém muitas pessoas (inclua profissionais de marketing nessa lista), ainda não entendem como isso pode acontecer.

Nesse post listamos cinco fatores que ajudam a fazer com que você entenda como e porquê, o marketing de conteúdo ocupa um papel cada vez mais importante na batalha pela a atenção das pessoas. Em um futuro muito próximo, a maioria das empresas e marcas, estarão investindo no marketing de conteúdo e quem sair na frente, ganhará vantagem frente aos concorrentes.

São esses os fatores que fazem do marketing de conteúdo, a bola da vez:

1) Popularização dos Ad blockers

Hoje, estima-se que mais de 200 milhões de usuários em todo mundo, tem instalados e ativados em seus computadores, algum aplicativo bloqueador de propagandas pagas, os chamados ad blockers.

A popularização deste tipo de aplicativo preocupa os profissionais de marketing, que hoje investem alto na propaganda online. Os bloqueadores de anúncios nasceram da demanda do consumidor, baseado em um novo comportamento destes, que se caracteriza pelo fato de selecionar o que acessarão e consequentemente, o conteúdo que serão impactados. Tal postura, relativamente nova, dos usuários, fez com que empresas investissem em tecnologia que bloqueia os anúncios pagos na web, quando um internauta navega por determinadas páginas. Isso dificulta muito o trabalho das empresas que apenas compram anúncios online esperando por resultados positivos.

Olhando mais profundamente, achamos uma solução muito eficaz contra esse tipo de aplicativo: o marketing de conteúdo. O grande segredo é gerar conteúdo relevante, que faça com que os usuários interajam com ele, o famoso e tão almejado engajamento, dessa forma, sua marca / produto, atinge seu público, de forma natural e muito menos invasiva e sem que seja bloqueada pelos ad blockers.

2) Conteúdo gera engajamento

O marketing de conteúdo bem executado, gera engajamento e consequentemente, reconhecimento de marca. Todas as empresas investem para que suas marcas / produtos estejam em primeiro lugar na cabeças dos consumidores, quando se trata do segmento em que ela está presente. O marketing de conteúdo, é a chave para que sua marca seja sempre lembrada, afinal você estará entregando conteúdo realmente relevante, para um público específico e segmentado.

Gerar conteúdo relevante, faz com que uma empresa se aproxime de sua audiência, aumentando o número de respostas positivas das pessoas e simpatia pelo seu produto / marca. Não é segredo que atualmente as pessoas buscam um relacionamento mais pessoal com o que consomem e por essa maneira, o marketing de conteúdo é tão importante para que se alcance esse resultado esperado.

3) Custo baixo, alto número de leads

O marketing de conteúdo tem um custo mais baixo do que o outbound marketing. Isso é um fato, simplesmente porque é efetivo, fácil de se iniciar e tem se tornado cada vez mais popular e bem aceito entre os consumidores. Estima-se que o marketing de conteúdo tem um custo de cerca 60% menos, do que métodos tradicionais de marketing e uma conversão até três vezes maior, pois, como dito anteriormente, conteúdo relevante para um nicho segmentado, naturalmente gera mais resultados, pois você se comunica com sua audiência de uma forma mais personalizada.

4) Maior conversão

O marketing de conteúdo tem alta taxa de conversão, outro fato e motivo para que você o inclua o mais rápido possível em sua estratégia de marketing. Voltando ao item 3, isso acontece, pois você se comunica da forma correta, com o público correto e nada mais natural do que colher os frutos dessa comunicação segmentada, uma vez que a probabilidade de estar comunicando algo pouco relevante para sua audiência, cai bastante.

5) O poder do email marketing

Quando se analisa mais profundamente os canais de distribuição de conteúdo, nos deparamos com um dado muito relevante: o email marketing é, de longe, o canal com melhor desempenho. Estima-se que para cada Real investido, há um retorno de mais R$30,00, resultando em um ROI (return over investment), altíssimo. Isso ocorre pois o email é personalizado e entregue diretamente a cada um dos usuários, sendo que, em muitas vezes, a pessoa solicitou o receber, portanto podemos afirmar que o marketing de conteúdo, além de ser uma eficiente estratégia, conta com um dos canais mais poderosos para distribuição da mensagem.

Conclusão

O marketing de conteúdo ainda gera dúvidas na cabeça de muitos profissionais da área, porém, temos certeza de que em breve um número cada vez maior de empresas e marcas o incluirão em suas estratégias de marketing.

Muito mais barato e eficiente, o único motivo para sua empresa ainda não adotar o marketing de conteúdo, seria a falta de informação e/ou carência de profissionais especializados em sua implementação, uma vez que é uma estratégia que se encaixa para qualquer tipo de negócio e indústrias.

Procure se informar em como sua empresa pode usar o marketing de conteúdo e se beneficiar dos resultados, criando posts para seu blog, ebooks, infográficos e etc. Adotando essa estratégia, você estará entregando conteúdo relevante e precioso para sua audiência e se conectando com seu público de uma forma eficaz.

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