5 Tendências do Marketing Digital para 2017

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Chegamos na metade de 2016 e conforme a tecnologia avança em ritmo galopante, começamos a levantar quais serão as novidades e tendências do Marketing Digital para o próximo ano. Muitas são as apostas, mas neste post, tentamos focar no que acreditamos ser mais relevante para o mercado brasileiro, vamos lá:

SNAPCHAT

2016 está sendo marcado como o ano da expansão do SNAPCHAT. Ele está por toda a parte, celebridades o usam, patrocina eventos (como Cannes Lions Innovation), sempre estão atualizando o app com novidades e nos últimos meses atingiu a marca de 300 milhões de usuários mundo afora. Tudo isso chamou a atenção de grandes empresas, que estão vendo no SNAPCHAT uma ferramenta muito atrativa para atingir seu público com um custo mais baixo. No exterior, já podemos verificar que as empresas cada vez mais investem na plataforma como forma de divulgar seus produtos e serviços, de forma inovadora e interativa, fortalecendo o SNAPCHAT como uma das maiores tendências do Marketing Digital para 2017.

Porém uma coisa chama a atenção, o SNAPCHAT ainda é algo extremamente novo, em torno da plataforma há muito entusiasmo e muitas caracterísitcas positivas, seus usuários são em sua maioria engajados e há diversos formatos atrativos para se anunciar (especialmente para determinados nichos), mas a API do SNAPCHAT ainda está em construção e muitas campanhas tem sido executadas manualmente.

A expectativa de todos é de que o SNAPCHAT se posicione definitivamente como uma alternativa concreta para os anunciantes, portanto fiquemos de olho na evolução da API da plataforma e na sua evolução como ferramenta social e como podem ser mensurados os resultados das futuras campanhas.

EMAIL MARKETING

Quem já não ouviu dizer que o email marketing está morrendo ou ainda, em casos mais extremos, que ele já morreu? Pois bem, hoje vemos justamente o contrário, o email marketing está mais vivo do que nunca e é outra das maiores tendências do Marketing para esse e o próximo ano. Na atualidade, usuários chegam a receber dezenas e até centenas de mensagens diariamente, sendo muitas delas tentando vender algum serviço ou produto, sendo que na sua vasta maioria, são ignoradas por não serem relevantes para quem as recebe. Isso não significa que o email está morto, significa que, as empresas precisam investir em EMAILS DE QUALIDADE, que acrescentem alguma mensagem / oferta relevante para o receptor.

Em meio a esse volume alto de mensagens, em que somos bombardeados diariamente, sobressai e atinge atinge seus objetivos, justamente aquela que entrega o que o usuário espera receber. A grande questão é: Como fazer melhores emails? A resposta está no parágrafo acima, ser relevante para quem o recebe, ou seja, entregar algo significativo ao contexto em que ele se encontra, quanto mais segmentada for sua base de dados, quanto mais você conseguir identificar nuances e características nela, maior será a facilidade em criar ofertas que vão de encontro à solução das dores e necessidades do seu público. Como falaremos no próximo tópico, a personalização, é a chave do sucesso.

Outra forma em que é possível ser mais eficiente com seus emails, é através da criação de uma audiência opt-in (onde o lead solicita e permite que sua empresa envie emails), outra das tendências do Marketing Digital, pois essa é a forma mais eficaz de se criar uma base engajada, com os maiores índices de abertura, cliques e consequentemente, retorno para a empresa, afinal são pessoas que solicitaram uma comunicação com você e sua empresa.

A tendência é de que o email seja cada vez mais segmentado e personalizado, se tornando uma ferramenta ainda mais poderosa e eficiente do que é hoje.

PERSONALIZAÇÃO

Foi-se o tempo em que os consumidores pensavam que receber ofertas personalizadas (endereçado nominalmente ou condizentes com seu perfil) era assustador ou intromissivo, hoje é uma realidade e mais uma das tendências do Marketing Digital não só para o próximo ano, mas para outros que virão. Muita coisa mudou e o público sabe que é monitorado em suas ações online e por isso espera por ofertas que sejam relevantes aos seus gostos, necessidades e desejos. Hoje as demandas do consumidor são quase que imediatas e ele já espera que as marcas saibam disso e entreguem o que ele busca, o mais rapidamente possível e quem não seguir essas tendências do Marketing Digital, certamente perderá terreno para a concorrência.

Personalização também facilita a vida dos criadores de conteúdo, que não precisam ficar apegados a um conteúdo genérico que se comunique com diversos públicos ao mesmo tempo. A personalização abre portas para que o conteúdo seja mais específico e fácil de ser desenvolvido, sendo também, mais profundo no assunto que o toca e consequentemente mais interessante para quem o recebe, o resultado disso é um maior foco na qualidade, ao invés da quantidade, o que é sabido, que traz muito mais resultados, pois assim como foi dito acima, ele se destacará da maioria de mensagens que recebemos diariamente, tocando exatamente na dor do seu consumidor e oferecendo a solução que ele espera.

MOBILE

Passamos anos ouvindo a mesma história: “o próximo ano será o ANO DO MOBILE”, porém dessa vez a profecia se tornou realidade. 2016 tem sido marcado como o ano em que as empresas estão focando os esforços em impactar seus clientes, através dos dispositivos que eles mais estão conectados, portanto o mobile deixou de se uma das tendências do Marketing Digital, para ser a mais verdadeira realidade do mercado.

Os profissionais de marketing tem se esforçado para criar novas estratégias para atingir seu público em dispositivos móveis, e grandes empresas, tem investido pesado em estudos para entender melhor o comportamento dos usuários. Um caso relevante é o empenho que o Google tem colocado no estudo do chamado “micro-moments”, que são os instantes que uma pessoa pega seu smartphone para buscar por algo, fazer uma compra, procurar a rota de algum lugar, acessar uma rede social, enfim, toda e qualquer ação que fazemos com nossos telefones. O grande segredo do “micro-moment” é a habilidade de uma marca de interagir com seu público, da maneira correta e oferecendo conteúdo relevante, o engajando. Mais uma vez, caimos na personalização do conteúdo, a mais forte das tendências do Marketing Digital para o presente e futuro.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Na atualidade, a forma mais comum do uso da chamada Inteligência Artificial (ou Artificial Intelligence – AI) no marketing, tem sido o Aprendizado de Máquina, que é um método de análise de dados que automatiza o desenvolvimento de modelos analíticos, trocando em miúdos, nada mais é do que dar aos computadores, através de algoritmos, a capacidade de aprender sem serem explicitamente programados para isso. A inteligência artificial é hoje em dia é mais usada na Compra Programática (uma licitação em tempo real para os anunciantes que compram anúncios), mas também está se tornando bem comum em outros serviços, como Predective Customer Intelligence, que personaliza a experiência do cliente com base no seu comportamento de compra, atividade na web, redes sociais e etc, novamente a personalização, a mais forte das tendências do Marketing Digital. Também está se popularizando o uso do AI, para curadoria de conteúdo, onde empresas identificam por onde navegam seus potenciais clientes, para poder gerar conteúdo realmente relevante, com base em seu comportamento online.

A Inteligência Artificial é uma poderosa ferramenta para o marketing, porém uma coisa tem que ser muito clara: o ser humano ainda não pode ser substituído, pois a propaganda depende da criatividade humana e da estratégia, por mais que essa seja uma das tendências do Marketing Digital. O que provavelmente presenciaremos nem um futuro próximo é que os criativos estarão cada mais municiados de informação do comportamento das pessoas, para poder criar campanhas cada vez mais relevantes ao público que ela é destinada, o que é muito interessante do ponto de vista dos resultados que a propaganda pode gerar.

Como você poder ver, o marketing está cada vez mais pessoal e os usuários mais exigentes, muitas são as tendências do Marketing Digital para os próximos meses, mas todos giram em torno da personalização. A mensagem precisa impactar, oferecer um conteúdo relevante para quem o recebe e de forma quase que instantânea, para que seu publico não deixe passar a sua oferta, para seguir em frente e talvez aceitar a próxima. A aposta para o próximo ano, é essa e as empresas precisam estar atentas às ferramentas disponíveis no mercado, para poderem montar suas estratégias.

Para finalizar, sugerimos que sigam essas tendências do Marketing Digital para o próximo ano e acompanhando a evolução do marketing e criando estratégias e ações que gerem resultado.

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